Carros Elétricos e Eletrificados
Vou trocar de carro e gostava de saber mais sobre carros elétricos , será uma boa opção para mim?
Deixamos-lhe aqui algumas notas sobre o tema, que o podem ajudar a tomar uma decisão correta.
Os fabricantes automóveis são obrigados a cumprir cotas de emissão de CO2, impostas pela comunidade Europeia, de forma a reduzir as emissões dos seus automóveis.
Embora no nos últimos anos essa redução tenha sido muito significativa, os carros produzidos em 2019 emitem em média 123 g CO2/km comparado com 186 g CO2/km em 1995, ou seja -33,9% em 25 anos, isto segundo a ACEA (associação de fabricantes Europeus), mas as metas impostas para o futuro, fazem com que estas só sejam atingidas, recorrendo à eletrificação dos carros.
Vamos assim assistir nos próximos anos a uma eletrificação dos carros, ou seja vão surgir mais modelos 100% elétricos, ou carros que utilizam os dois tipos de propulsão, utilizando motores térmicos e motores elétricos.
Vão assim ser lançados cada vez mais carros das seguintes categorias:
Os carros eletrificados são mais caros que os tradicionais ?
Regra geral sim, porque são carros que têm dois motores (nos casos em que isso sucede) e no caso dos 100% elétricos o custo da bateria ainda é elevado (ainda não beneficia do efeito de escala).
Qual a autonomia dos carros eléctricos ?
Depende da capacidade da bateria, que se mede em Kwh, o equivalente aos litros que um depósito de combustível leva.
Quanto tempo leva a carregar o carro elétrico ou mesmo o Plug In?
Neste mundo dos carros elétricos, antes de tomar a decisão de comprar um carro elétrico tem de ponderar bem como o vai carregar. Tem de compreender também que ao contrário dos carros tradicionais em que as bombas de gasolina debitam X litros por minuto de combustível para o depósito, no mundo dos elétricos, cada “posto” de combustível pode variar.
Por exemplo, a tomada da sua casa pode ser um posto de combustível, mas possivelmente terá uma potência relativamente baixa para carregar uma bateria destas capacidades , pelo que o processo pode demorar horas ou mesmo dias.
Por isso existem “wall box” que são equipamentos que têm a capacidade de fornecer mais potência à bateria, diminuindo assim o tempo de carregamento.
Ou seja, se comprar um carro elétrico deverá considerar onde o vai carregar e que potência tem aí disponível.
Quanto consome um carro elétrico? E quanto tempo leva a carregar?
Todos nós temos uma noção de quanto um carro a combustível fóssil consome, temos uma ordem de grandeza, pode ir de 5l a 10l por 100 km/h.
No mundo dos carros elétricos, quando estes estão no modo 100% elétrico, podemos fazer as contas a que ele precisa de entre 15 kWh a 20 kWh para fazer 100 km.
Se procurarem vão ver que regra geral um carro “Plug-in” tem uma autonomia elétrica próxima dos 50 km, ou seja terá uma bateria na ordem dos 40 kWh ( ou seja um depósito de gasolina relativamente pequeno). Muito provavelmente este tipo de carro, ligado a uma rede elétrica de casa já com uma certa potência, carrega numa noite. Permite assim uma utilização diária de 50 km em modo 100% elétrico.
No caso dos carros 100% elétricos eles têm baterias com capacidades muito superiores, chegam aos 80 kWh, o que lhes dá autonomias de centenas de km’s, neste caso utilizando a nossa referência 400 km, mas quando ligados à rede de nossa casa, provavelmente demorarão um dia ou mais a carregar totalmente a bateria,
Assim quem optar por um carro elétrico, terá de montar/ adquirir uma wall-box, que permite fornecer potência elevadas, maiores que as das nossas casas, o que aumenta a rapidez de carregamento destes carros.
Atenção, não basta comprar uma wall-box, tem de consultar o seu fornecedor de energia, para averiguar se este tem capacidade para lhe fornecer potência suficiente para abastecer o seu carro.
Ou seja, se comprar um carro 100% elétrico tem também de garantir que tem forma de o carregar em tempo útil.
Existem redes públicas, com estas wall-box, mas dada a sua escassez, não aconselhamos a contar unicamente com esta forma de carregar o seu carro. Nas auto-estradas começaram a surgir carregadores rápidos que lhe permitem carregar 50 ou 100 kWh, e que alguns carros suportam, normalmente os 100% elétricos, os plug-in, habitualmente não.
Deve possuir um cartão, que pode solicitar aos diversos operadores do mercado, que lhe permite utilizar e abastecer nestes postos públicos, mas para situações pontuais.
Ainda sobre o consumos dos carros em modo 100% elétrico, este varia muito com a forma de conduzir (muito mais que nos carros a combustão), com o percurso, por exemplo subidas, com o número de passageiros e carga, com a utilização do aquecimento e ar condicionado, com a velocidade de circulação. Até as temperaturas extremas, por exemplo temperaturas negativas, podem reduzir a autonomia do seu carro de 30% ou mais.
A bateria tem uma vida limitada no tempo?
Outra questão que muitos clientes colocam, é o receio que a bateria perca a sua capacidade de carregamento, reduzindo a autonomia do carro, com a sua utilização. Hoje em dia as baterias estão dimensionadas e possuem tecnologia que lhes permite sobreviver à vida do carro, pelo que a redução da sua autonomia ao longo dos anos não será significativa, não constituirá um problema.
Finalmente é muito mais barata a eletricidade do que o diesel e gasolina?
Sim é verdade, 100 km percorridos a eletricidade podem custar à volta de 3€ (aqui tb depende muito do tipo de contrato estabelecido com a fornecedor de energia) e 100 km percorridos a combustível fóssil podem custar 7€, (dados para o mesmo carro a Diesel e 100% elétrico).
Além disso, o estado tem uma série de incentivos fiscais para os carros 100% elétricos e para alguns plug-in, para as empresas, nomeadamente no reembolso do IVA da aquisição da viatura, no ISV que se paga na aquisição e na tributação autónoma que os carros pagam ao longo dos anos de utilização.
Em algumas cidades existem também benefícios para o estacionamento, grátis.
Houve uma altura em que os postos públicos de carregamento eram grátis, o que já terminou, como tendencialmente estes incentivos deverão terminar no futuro.
Qual o valor que o carro elétrico vai ter quando o vender?
Até hoje os carros elétricos que a Santogal já retomou e vendeu tiveram uma desvalorização equivalente aos carros a combustão, pelo que não nos parece que isso venha a constituir um problema no futuro.
Tenho de comprar um carro elétrico porque na cidade só vão poder circular carros elétricos e os diesel serão proibidos?
Em Portugal já existem cidades que têm determinadas zonas que limitam a circulação de automóveis, as chamadas ZER - Zona de Emissões Reduzidas.
Em Lisboa a Zona 1 limita a circulação a veículos que respeitam as normas de emissão Euro 2 - ou seja todos os veículos produzidos de 1996 a hoje) a respeitam, quer sejam diesel, a gasolina ou elétricos). Ou seja, não existe limitação a carros diesel, existe sim a carros antigos, quer sejam a diesel ou a gasolina.
Resumindo: